terça-feira, 16 de outubro de 2012

DO CHUTE NO TRASEIRO AO RASGADO ELOGIO

Depois de ter falado que o Brasil precisava de um chute no traseiro para agilizar as obras do Mundial de 2014, o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke se tornou visitante indigesto no país. Mas passado algum tempo, ele se ajustou com as autoridades brasileiras e passou a ter trânsito livre na nação. Agora, pela primeira vez em Belo Horizonte, o secretário elogiou a condição encontrada no Mineirão, mas criticou o andamento das obras em outros estádios.


Com 84% das obras concluídas, o Mineirão recebeu a visita de integrantes da Fifa, do COL, do governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte na manhã desta terça-feira. A presença do secretário-geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, pela primeira vez em Belo Horizonte, estava no cronograma de vistorias dos estádios do Mundial. O secretário desembarcou na capital mineira e veio direto para o estádio. Ele fez questão de elogiar a agilidade de Belo Horizonte na execução da obra e destacou a importância do palco para a Copa do Mundo de 2014.


“É tão bom ver o estádio quase pronto. É um recado que queria dar para outros estádios. Daqui a três meses, o estádio (Mineirão) estará pronto e será entregue dentro do prazo. Posso dizer que poucos estádios estarão prontos no prazo. Parabéns a todos. Essa parceria representa mais de 50 projetos, isso é importante porque vai além da Fifa, é um legado para o município. Estou muito impressionado. Estamos falando do plantio do gramado e isso é importante para os jogadores. O Brasil pode jogar as oitavas e semifinal em Belo Horizonte. O Mineirão é muito importante para o país e a Fifa. Haverá milhões de pessoas assistindo a semifinal em Belo Horizonte. Eu ouvi falar muito bem dos mineiros e pude comprovar que isso é verdade”, disse Jérôme Valcke.


A previsão de entrega do Mineirão será no dia 21 de dezembro. O governador de Minas Gerais Antônio Anastasia agradeceu a presença dos membros da Fifa e do COL, principalmente o secretário Jérôme Valcke, mas descartou um amistoso da Seleção Brasileira na reabertura do estádio. 


“Não terá jogo no dia 21, mas eventos culturais e de lazer. Estamos preparando as festividades para o retorno do estádio para a família mineira. A agenda da Seleção Brasileira é de responsabilidade da CBF. Acredito que não teremos na reinauguração um jogo da Seleção. Mas o presidente José Maria Marin prometeu, no último mês, que trará um jogo do Brasil para o Mineirão no ano que vem”, revelou Anastasia.

O prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda, salientou que vários projetos estão em andamento para a cidade e que a parceria entre os órgãos é fundamental para que o trânsito no entorno do estádio não fique congestionado no dia das partidas.

 

“É um orgulho muito grande estar aqui nesse momento compartilhando o bom andamento das obras de infraestrutura. Mas no aeroporto, em uma reunião rápida, tivemos oportunidade de mostrar alguns projetos em cooperação entre prefeitura, governo, COL e Fifa. Estamos otimistas e teremos na Copa das Confederações corredores liberados e no final do próximo ano o BRT em operação. Mostrar esse magnífico estádio em sua fase final. O Mineirão estará preparado para o grande evento futebolístico do mundo”, completou.

O diretor de operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, ressaltou o avanço das obras no Mineirão. “É um prazer falar na minha cidade, onde nasci e fui criado. Queria agradecer a harmonia entre todos e isso tem ajudado muito o trabalho. Estive aqui acompanhando uma visita da Fifa e é impressionante o progresso das obras. Estamos preparando um plano integrado e vendo a Copa das Confederações chegar e o ressurgimento desse belo estádio”, disse.




Em um ato simbólico, a comitiva plantou a primeira muda de grama do novo Mineirão.

Nesta mesma reunião, Tiago Lacerda foi anunciado, como o responsável pela Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Minas Gerais. Ele assume a pasta no lugar de Fuad Noman, que estava como interino desde agosto. Antes dele, Sérgio Barroso era o secretário. O comunicado foi feito pelo governador mineiro Antônio Anastasia, durante visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao Mineirão. Tiago Lacerda já tem experiência nesses assuntos ligados às Copas da Confederação, em 2013, e do Mundo, em 2014. Entre agosto de 2009 e outubro de 2011, ele foi presidente do Comitê Executivo da Copa em Belo Horizonte. O comitê coordena ações e representa o município em relação aos preparativos e obras para o mundial de 2014. Na mesma ocasião, Anastasia anunciou que Eros Biondini é o novo secretário de estado de Esportes e Juventude.


REFERÊNCIA

Um comentário:

  1. Que o Sul de Minas não perca mais tempo! Mãos à obra! Há muito trabalho pela frente! Daniel Souza

    ResponderExcluir

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Ofensas, spam, publicidade, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links alheios ao tema abordado, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Recomenda-se também que o comentário seja relacionado com a respectiva matéria e temática postadas para que não se perca o foco.