terça-feira, 23 de outubro de 2012

SUL DE MINAS, A MARCA DE UM DESTINO TURÍSTICO POR EXCELÊNCIA

“O maior talento, o maior patrimônio de Minas Gerais é o próprio mineiro e sua hospitalidade, portanto, o desafio para a construção de qualquer estratégia de comunicação, que visa à consolidação do Estado como destino turístico internacional, é trabalhar o orgulho e aguçar essa hospitalidade no coração da população”, foi com esta frase  que José Filipe Torres, CEO da Bloom Consulting, iniciou sua palestra na manha desta quarta-feira (26/07), para gestores do Governo de Minas que trabalham em projetos compartilhados na área de desenvolvimento turístico.
A palestra abordou estratégias de branding (consolidação de marca) desenvolvidas pela empresa para posicionamento nacional e internacional de países, regiões e cidades turísticas.  De acordo com o gestor da empresa, o mercado mundial está cada vez mais crescente para o turismo, pois as viagens se democratizaram, baixaram seus custos e os territórios, hoje, são geradores de valor para pessoas com diferentes objetivos. “A marca de um destino é um ativo que deve gerar renda para região. Diferentemente de todo o mercado de consumo mundial, no turismo a oferta é estática, ou seja, o consumidor ou o turista em potencial é que se desloca para o consumo. Por isso existe uma grande guerra de publicidade entre países para captar esse turista e gerar riqueza local”, destacou.
CEO da Bloom Consulting Filipe Torres

Filipe Torres, em sua palestra, afirma que um país ou destino que queira se posicionar com firmeza deve ir para o mercado com uma estratégia bem definida de marketing e com foco em atração de investimento, atrativos turísticos e talento. E, mais ainda,  é necessário conseguir se firmar na mente do consumidor para que o mesmo volte em viagens futuras. “Um destino turístico, pra ser eficiente, é obrigado a ser conhecido, ser desejado e oferecer experiências únicas e singulares.” concluiu.
A iniciativa foi uma realização da Secretaria de Estado de Turismo, com foco na consolidação da imagem de Minas Gerais como destino de destaque no Brasil. De acordo com a secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, presente no evento, hoje destinos do mudo todo estão em concorrência pelo turista potencial. Portanto, é foco do Governo de Minas construir uma marca arrojada do turismo mineiro, que crie identificação e possa ser reconhecida e fazer referência aos atributos turístico que temos e que são únicos como a hospitalidade, o barroco mineiro e a gastronomia”, destacou.
Bloom - a Bloom é uma empresa de consultoria estratégica, com sede na Espanha, especializada em branding de países/regiões/cidades e estratégias de negócios. Na carteira de clientes da empresa figuram governos como o de Portugal, Espanha, Bulgária e Polônia. No setor privado, a empresa desenvolveu estratégias para clientes como IKEA, McDonald’s, Telefónica, Meliá Hotels, TAM e Terra, entre outros.
REFERÊNCIA
http://www.turismo.mg.gov.br/noticias/1210-noticias Disponível em 23 de outubro de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Ofensas, spam, publicidade, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links alheios ao tema abordado, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Recomenda-se também que o comentário seja relacionado com a respectiva matéria e temática postadas para que não se perca o foco.