FAT Turismo
FAT TURISMO
A partir de agora as micro, pequenas e médias empresas que queiram financiar projetos relacionados aos eventos esportivos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014 passam a contar com uma nova linha de crédito lançada especificamente para essa finalidade, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ao todo o FAT Turismo disponibilizará R$ 500 milhões para as modalidades investimento e capital de giro.
O lançamento do FAT Turismo ocorreu em 17 de outubro em Brasília, com a presença do secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, marcando as comemorações pelo Dia da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro.
Entre os itens financiáveis estão veículos e embarcações para transporte de pessoas; capacitação de pessoal em qualidade de serviço, atendimento e língua estrangeira; máquinas e equipamentos e desenvolvimento de sites para implantação de softwares.
AMPLIAÇÃO DA LINHA DE FINANCIAMENTO PRÓ-COPA
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, se reuniu hoje com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na pauta, os gargalos para a liberação de créditos e o aumento da vigência da linha de financiamento Pró-Copa, com a possível ampliação da lista de empreendimentos passíveis de serem beneficiados.
Recentemente duplicado para R$ 2 bilhões, o Pró-Copa está voltado exclusivamente para a hotelaria e está previsto para ser extinto no próximo ano. Representantes do BNDES abriram a possibilidade de tornar permanente a linha de crédito voltada para o turismo, com a possibilidade de destinar o capital para outros tipos de investimentos, como centros de convenções.
O secretário executivo do MTur, Valdir Simão, apresentou o panorama do turismo no Brasil, o posicionamento do país no mercado mundial e as demandas do setor produtivo para o banco. Na lista de pleitos, a flexibilização das garantias e a ampliação dos prazos de financiamento, atualmente fixado em, no máximo, 18 anos. Os representantes da entidade financeira se comprometeram a analisar as questões.
LEGADO
O ministro Gastão Vieira destacou o legado dos megaeventos esportivos como o maior desafio da pasta. “Poucos países tiveram a oportunidade que estamos tendo de sediar eventos do porte da Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas em tão pouco tempo”, avaliou o ministro.
Entre os itens apontados como estratégicos para garantir o melhor posicionamento do Brasil no mercado turístico mundial, os parques nacionais foram citados como uma das alternativas mais atrativas. “Sustentabilidade é central na estratégia do BNDES, temos analisado esses aspectos na liberação dos recursos e a resposta dos empresários foi muito positiva”, afirmou o diretor do banco, Júlio Raimundo. A eficiência energética e os selos verdes são os principais itens levados em consideração na aprovação e definição de prazos dos financiamentos.
Representantes do MTur e BNDES se comprometeram a agendar uma nova reunião para aprofundar a pauta. Também participaram da reunião o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, o diretor do Prodetur, Carlos Henrique Sobral, e assessora da Presidência do BNDES, Helena Lastres.
Representantes do MTur e BNDES se comprometeram a agendar uma nova reunião para aprofundar a pauta. Também participaram da reunião o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, o diretor do Prodetur, Carlos Henrique Sobral, e assessora da Presidência do BNDES, Helena Lastres.
CONSULTORIA PARA DIAGNÓSTICO E PLANO DE MARKETING QUE ALINHE A DIVULGAÇÃO DE ROTEIROS E PRODUTOS TURÍSTICOS EM TODO O BRASIL
O Ministério do Turismo seleciona empresa apta a elaborar um diagnóstico sobre as ações de promoção do turismo desenvolvidas pelos estados e municípios brasileiros. A consultoria também será responsável pela preparação de um plano estratégico de marketing que alinhe a divulgação de roteiros e produtos turísticos em todo o Brasil. Os candidatos devem formalizar interesse via postal ou correio eletrônico até o dia 31 de outubro.
O projeto, que dará apoio técnico ao Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), será desenvolvido por um período de 12 meses. Estão capacitadas a participar empresas que comprovem qualificação na área da prestação do serviço, como experiências anteriores e corpo técnico especializado. Os critérios da seleção estão definidos pelo documento Políticas para Seleção e Contratação de Consultores Financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
MAIS SOBRE
Informações detalhadas podem ser obtidas pelo email ucp.prodetur@turismo.gov.br ou, em horário comercial, no seguinte endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco ‘U’, sala 313. As manifestações de interesse devem ser enviadas por encomenda postal ou correio eletrônico até às 18h do dia 31/10/2012.
REFERÊNCIAS
http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20121016-1.html Disponível em 23 de outubro de 2012.
http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20121017-1.html Disponível em 23 de outubro de 2012.
http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20121016-2.html Disponível em 23 de outubro de 2012.
Parabéns aos jornalistas pela excelente iniciativa deste blog, desperta o sul de Minas para uma pauta que está presente nas discussões, nas preocupações, nos investimentos de várias outras regiões de Minas e ao que parece, aqui no Sul de Minas é tudo 'ainda' muito incipiente, distante. O Sul de Minas, não só Três Corações, a terra do Rei Pelé, mas a região como um todo precisa entrar em campo para jogar e vencer! Neusa Bueno Varginha
ResponderExcluirTrês Corações, a terra do Rei Pelé, precisa despertar do sono profundo e agir, agir muito e agir muito rápido. Está tudo por fazer aqui na cidade no que diz respeito a Turismo, no que tange a Pelé. Nós não possuímos tradição turística, precisamos incorporar esta faceta com urgência e competência. Enquanto isto os prazos correm, os recursos escorrem! Ação, Três Corações! Vera Mendes/TC
ResponderExcluir