domingo, 14 de outubro de 2012

ENTENDENDO MELHOR A PROPOSTA DESTE BLOG

Por Márcio Lima
Somos um grupo de JORNALISTAS DE TURISMO com atuação em MINAS e com grande interesse na produção de matérias, reportagens sobre o SUL DE MINAS e a COPA 2014, em virtude da demanda, da solicitação de inúmeros veículos de comunicação nacionais e internacionais.
Chama-se JORNALISMO DE TURISMO ou JORNALISMO TURÍSTICO a especialização da profissão jornalística nos fatos relacionados ao Turismo, à Hotelaria, aos Transportes de longa distância e à indústria do Entretenimento.
Teoricamente, o Jornalismo de Turismo deveria ser feito com viagens ao local de cada matéria. Como isto é caro e pouco vantajoso para os veículos de imprensa, cada vez mais as reportagens sobre o setor têm sido feitas a distância, com a apuração do repórter realizada dentro da redação, por telefone ou internet.
Parte significativa das matérias produzidas para as editorias de Turismo é feita pelos correspondentes no exterior ou mesmo em outras cidades do país.
Diante do significativo número de contatos que se dispuseram a atuar como colaboradores surgiu este blog. Nosso objetivo será disseminar informações, dados, sugestões em prol de uma satisfatória divulgação dos ATRATIVOS NATURAIS E CULTURAIS que o SUL DE MINAS oferece ao TURISTA DA COPA.
TRÊS CORAÇÕES, SUL DE MINAS E PELÉ
LAMBARI, SUL DE MINAS

CAXAMBU, SUL DE MINAS
SÃO LOURENÇO, SUL DE MINAS
TEMAS, PAUTAS DO JORNALISMO DE TURISMO, OS ASSUNTOS QUE SERÃO TRATADOS NESTE BLOG
As pautas do Jornalismo de Turismo incluem a cobertura de eventos (festas, eventos típicos, folclore, cerimônias públicas, culturais ou religiosas, feiras, congressos, inaugurações de estabelecimentos), as instituições que geram produtos e fatos (hotéis, parques de diversões, agências de turismo, transportadoras, companhias aéreas, operadoras de cruzeiros), as políticas públicas para a área (ministérios, secretarias) e o dia-a-dia do setor.
FONTES, AS PESSOAS COM AS QUAIS DIALOGAREMOS NESTE BLOG
Como na maior parte das especializações jornalísticas, as fontes de Turismo são divididas entre protagonistas (agentes de turismo, empresários do ramo), autoridades (ministros, secretários, diretores de órgãos públicos, diplomatas, alfândegas, polícias), especialistas (pesquisadores) e usuários (turistas).
OS SUL MINEIROS, O POVO DO SUL DE MINAS, O MAIOR PATRIMÔNIO DA REGIÃO
A pujança dos atrativos naturais e culturais no Sul de Minas é de tirar o fôlego, mas o turista que para lá se dirigir não deverá se preocupar, pois a hospitalidade devolve. É de embasbacar a educação, a cortesia, a amabilidade, o alto grau de conhecimento que possuem sobre a região, sobre sua história, sua identidade cultural, as informações consistentes e detalhadas sobre os atrativos naturais e culturais existentes em todo o seu entorno.
OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL DEDICADOS AO TURISMO
No Brasil, alguns dos principais veículos (jornais e revistas) dedicados ao tema são as revistas Viagem e Turismo, da editora Abril, Família Aventura, Próxima Viagem e o jornal Folha do Turismo, no Rio de Janeiro. A revista estadunidense National Geographic é republicada pela editora Abril.
As editorias de turismo dos principais jornais diários brasileiros são chamadas de "Viagem" no JB, "Turismo" na Folha de São Paulo, "Viagem & Aventura" em O Estado de São Paulo,"Turismo" no Jornal da Tarde, "Boa Viagem" em O Globo, "Turismo" em O Dia, "Viagem" no Zero Hora, "Turismo" no Estado de Minas, "Viagem" no Diário de Pernambuco, , "Turismo" no Correio Braziliense, "Turismo" na Gazeta do Povo, "Viagem & Lazer" no O Povo e "Turismo" no Diário do Nordeste.

O PERFIL ALTAMENTE PARTICIPATIVO, EMBASADO, CONSISTENTE DO SUL MINEIRO NAS QUESTÕES ATINENTES AO TURISMO NO SUL DE MINAS E A COPA 2014
Já que tantos colaboradores estão se manifestando não apenas no Sul de Minas, mas em todo o Brasil e com significativas e consistentes colaborações, vale apena conferir as dicas que publicamos na íntegra, conforme veiculação “DEZ DICAS PARA QUEM QUER SER JORNALISTA DE TURISMO by Lindsay Kalter”:
O jornalismo de turismo é um meio difícil de entrar. Há uma oferta grande de escritores e poucos empregadores dispostos a pagar pelo trabalho.
O grupo Guardian fez um chat ao vivo sobre a arte de se lançar na reportagem de turismo.

O chat contou com um painel de 12 especialistas incluindo Mark Hodson do 101 Holidays; Jill Starley-Grainger, uma jornalista freelance especializada em viagem ética e de luxo; Emily Mathieson, editora do Word of Mouth no Conde Nast Traveller; Ben Hatch, autor do livro Are We Nearly There Yet? A Family's 8,000 Miles Around Britain in a Vauxhall Astra; e Amanda Statham, editora de viagem das revistas Cosmopolitan e You & Your Wedding.
Aqui estão as melhores dicas do painel, segundo a IJNet:
1. Blogue, blogue, blogue: Demonstrar suas habilidades de escrita e conhecimentos em um blog pessoal é a melhor maneira de ganhar credibilidade e ser reconhecido, disse Hodson. Starley-Grainger sugeriu fazer psta de alta qualidade duas vezes por semana por cerca de seis meses para mostrar dedicação e, em seguida, entrar em contato com editores.
2. Encontre um nicho: Muitos escritores cometem o erro de lançar ideias gerais ou guias da cidade. Isso é um grande erro, disse Starley-Grainger. Desenvolva uma área de especialização, algo peculiar, mas atraente para um público amplo e editores.
3. Conheça a publicação: Antes de entrar em contato com editores, familiarize-se com a publicação, disse Mathieson. Preste atenção ao que tipos de artigos que publicam e em quais seções. Demonstrar este conhecimento no início de uma carta de apresentação aumenta as chances de ser lida.
4. Não seja somente um viajante, seja um jornalista: Aqueles sem formação em jornalismo ou experiência devem aprender e compreender como descobrir fatos, desenvolver fontes confiáveis ​​e desenterrar informações obscuras, disse Starley-Grainger.
5. Não se preocupe demais com seu diploma: É importante ter boa redação e habilidades de comunicação, mas os editores não dão muita atenção à sua formação acadêmica, disse Hatch, que fez faculdade de administração de negócios. Depois de ter demonstrado suas habilidades - seja através de um blog pessoal ou trabalho publicado, seu diploma de engenharia não importa.
6. Destaque-se: Faça o que puder para ser lembrado. Primeiro entre em contato com o editor de antemão para manifestar interesse e perguntar sobre diretrizes da publicação. Depois lembre a ele desta correspondência quando enviar sua ideia de pauta, Mathieson, disse. Além disso, incluia uma assinatura na parte inferior do seu e-mail indicando o seu nome, localização e especialidade.
7. Não enfoque demais em um destino: Há uma diferença entre escrever um artigo intrigante em uma cidade com grande turismo e exagerar em um lugar, Mathieson disse. Se o seu interesse reside em um local popular, procure o seu apelo underground. Coisas como turismo de mochila na Ásia, segundo Hodson, já foi feito.
8. Tuite, tuite, tuite: O Twitter tornou-se um recurso valioso para os jornalistas de viagem, disse Statham. Ele ajuda a estabelecer contatos e destaca o seu perfil e permite que você veja o que outros escritores de viagem estão cobrindo.
9. Não tenha medo de ser crítico: As pessoas querem ler descrições mágicas de lugares distantes, mas também querem honestidade, disse Hatch. Inclua o negativo para que os leitores que estão planejando as viagens possam se preparar.
10. Entre em contato com editoras de guias de viagem: Os guias são um bom lugar para começar para quem não tem muita experiência, disse Richard Trillo, autor e editor freelance, ao que os outros painelistas concordaram. Editoras como Fodor's, Lonely Planet e Rough Guides sempre precisam de escritores com informação atualizada de viagem.
Para ler uma transcrição do chat na íntegra (em inglês),
CROWDSOURCING


REFERÊNCIAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_de_turismo. Disponível em 14 de outubro de 2012.


5 comentários:

  1. Parabéns! Muito interessante e necessária a iniciativa deste blog, coloca a região do Sul de Minas no ritmo da Copa 2014, com notícias atualizadas. Paulo Meirelles

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  2. Também gostei da proposta do blog e o que mais me chamou a atenção é o fato de terem o propósito de aproximar vários segmentos. Isso é de crucial importância! Boa Sorte! Fernando Vilela BH

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  3. Sem sombra de dúvida, as 4 cidades-destino da Copa no Sul de Minas precisam e precisarão de muita assessoria técnica, especializada e um espaço para sugestões, comentários de variados segmentos, do povo do Sul de Minas em relação a Copa é sempre enriquecedor! Fernando Mendes

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  4. Pouco tempo e nenhuma ação visível! No Sul de Minas a Copa está distante, infelizmente! Sabemos que gestores públicos competentes e interessados pode(ria)m fazer toda a diferença, uma diferença positiva! Marcelo Morais

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  5. Umas entrevistas com os gestores públicos, o empresariado, o povo em geral cairia muito bem, não? Valéria Gomes

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