A secretaria extraordinária para a Copa do Mundo e a secretaria de Saúde de Minas Gerais, em parceria com a Associação dos Hospitais de Paris e o SAMU de France, promovem entre 22 e 27 de outubro, em Belo Horizonte, a primeira etapa do curso de preparação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para situações que envolvem múltiplas vítimas em grandes eventos, como a Copa das Confederações FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014.
Os franceses vivenciaram a Copa de 98 além de outros megaeventos e hoje são considerados uma referência mundial no pronto atendimento no caso de acidentes com múltiplas vítimas. O curso será feito com tradução simultânea. Ao todo, a comitiva francesa ministrará 14 disciplinas.
A primeira capacitação vai beneficiar mais de 150 profissionais da saúde, dentre enfermeiros e médicos. “Do corpo clínico capacitado, 50 profissionais atuarão como multiplicadores de conhecimento. Nossa prioridade como política pública sempre será a prevenção, mas em casos de acidentes, temos que prestar atendimento rápido, eficiente e humanizado”, explica o secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.
O curso é composto por cinco turmas de 30 alunos e será dividido em dois módulos. Para as três primeiras turmas, o módulo 1 será entre 22 e 27 de outubro. No mês de dezembro, entre os dias 10 e 13, serão capacitados os outros dois grupos.
O módulo 2 ocorrerá no primeiro semestre de 2013. Após a capacitação, os profissionais passarão ainda por um teste previsto para o mês de abril, no qual será realizada a simulação de um grave acidente no Aeroporto de Confins e no Mineirão.
Próximas ações
Está é a primeira atividade da cooperação técnica entre as duas delegações. Está prevista ainda a estruturação das capacidades de resposta dos SAMUs, dos hospitais da região metropolitana de Belo Horizonte e, posteriormente, de todo o estado de Minas Gerais, em situações de crise sanitária e catástrofes na área de saúde.
Na terceira etapa, estão planejadas ações como o auxílio no desenvolvimento de uma legislação mineira específica para a resposta a situações de crise sanitária e desastres ligados à saúde. Na quarta atividade está o detalhamento de estruturas, equipamentos, materiais e logística de atendimento para a resposta a situações de crise sanitária e desastres/catástrofes na área de saúde, em especial para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
REFERÊNCIAS
http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/franceses-treinam-profissionais-da-saude-de-minas-para-grandes-eventos Disponível em 23 de outubro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Ofensas, spam, publicidade, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links alheios ao tema abordado, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Recomenda-se também que o comentário seja relacionado com a respectiva matéria e temática postadas para que não se perca o foco.