terça-feira, 16 de outubro de 2012

PLANO DE PROMOÇÃO DO BRASIL PARA A COPA


Alcedo de Araújo, criador do Pedhuá, e Carlinho Brown com a caxirola: Copa musical
Noventa e seis projetos para promoção do Brasil na Copa 2014 foram chancelados pelo governo, isto é, recebem apoio institucional, porém sem destinação de recursos. Instrumento musical para a torcida brasileira, cinema sobre futebol, exposição interativa de fotos, travessia do Atlântico chegando ao Brasil nas vésperas do Mundial. Esses são só alguns exemplos entre os 96 projetos selecionados na chamada pública do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Na última quinta-feira, os diplomas de chancela foram entregues aos aprovados.

A chancela é um apoio institucional do governo, sem destinação de recursos. A seleção levou em conta atributos da cultura nacional presentes no projeto, a capacidade de promover a integração interna, o impacto sobre a promoção do país no exterior e a capacidade de captar apoio financeiro para a realização das propostas.


“Esse esforço de promoção e de valorização da Copa ajuda a manter a unidade do país e, ao mesmo tempo, valorizar a variedade imensa que temos. Essa iniciativa torna a Copa ainda mais rica, com a expressão geral do nosso povo. Sei que o Brasil vai receber o mundo não apenas com um Mundial organizado, mas também alegre, inventivo e criativo”, disse o ministro.

Rebelo acrescentou que há projetos ligados ao esporte, meio ambiente, música, culinária, história, folclore, cinema, entre outros. Eles foram selecionados por uma comissão com representantes dos ministérios do Esporte, Cultura, Turismo, Relações Exteriores e por especialistas da área universitária. A chancela é um apoio institucional do governo, sem destinação de recursos. A seleção levou em conta atributos da cultura nacional presentes no projeto, a capacidade de promover a integração interna, o impacto sobre a promoção do país no exterior e a capacidade de captar apoio financeiro para a realização das propostas.

“Os projetos selecionados expressam a variedade e a riqueza cultural da sociedade brasileira. É um esforço nacional com múltiplas parcerias para explorar ao máximo as oportunidades que a Copa oferece para consolidar a imagem do Brasil num outro patamar no cenário mundial”, disse o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.

O Plano de Promoção tem o objetivo de alinhar as ações promocionais e garantir uma mensagem única que evite a dispersão da imagem do país no megaevento esportivo. Os projetos que ganharam a chancela poderão integrar ações de promoção durante a realização do Mundial de 2014.


Caxirola e a inspiração no caxixi

Da África do Sul veio a inspiração. A famosa vuvuzela, instrumento usado pelos torcedores na Copa de 2010, foi o ponto de partida para a criação da caxirola pelo artista Carlinhos Brown.

“Para muita gente, a vuvuzela é muito barulhenta, mas a verdade é que ninguém esquece. Ela prenunciou que deveríamos continuar no ritmo. Como músico, eu não podia parar e aí surgiu a caxirola, um pouco menos barulhenta”, disse o instrumentista baiano.

A caxirola foi idealizada com base no caxixi, um tipo de chocalho, de origem indígena, muito usado na capoeira e na MPB. A palha trançada do instrumento original deu lugar a um plástico sustentável. “O caxixi poderia sumir, porque é feito de materiais da natureza que não podem mais ser extraídos. Não podíamos deixar esse design africano ir embora”, disse.

Momentos  antes de participar da cerimônia para receber o diploma de chancela do Plano de Promoção do Brasil para a Copa, Brown se uniu a Tatau, cantor da banda Ara Ketu, e  eles mostraram as habilidades com o instrumento.

Tatau recebeu a chancela pelo projeto Trilhos da Cidadania, que busca incluir o Subúrbio Ferroviário de Salvador no legado social da Copa. O trem será utilizado para integrar inúmeros atores, como movimentos, projetos culturais, educacionais e esportivos. Usando a caxirola criada pelo amigo, Tatau cantou e tocou o hino do Vitória. Carlinhos fez o mesmo com o hino do Bahia. Depois, os dois “caxirolaram” o hino nacional.

“A caxirola, assim com a vuvuzela, é a bola do torcedor.  A gente quer que cada brasileiro tenha uma caxirola nas mãos. É uma forma de dizermos que estamos no ritmo”, disse Brown.

Ao som do apito

Se depender de Alcedo de Araújo, a caxirola não estará sozinha na trilha sonora da Copa. Paraibano de Campina Grande, ele recebeu a chancela pelo projeto do Pedhuá, um apito de origem indígena que é usado para imitar o som dos pássaros.

“Ele deu origem ao apito do samba e queremos que seja usado em manifestações de alegria para o futebol”, disse Alcedo. Ele será produzido em resina plástica, com fibra de coco e de cana de açúcar. Para Alcedo, a chancela do governo federal é uma valorização importante. “Agora podemos oficialmente representar o Brasil e encantar o mundo”.

Dos gramados para as telas

Encantar o público também é a proposta do Cinefoot, festival de cinema de futebol. O projeto de  passar filmes que tenham esse esporte como temática terá uma edição especial no ano da Copa.

A proposta chancelada prevê a exibição nas 12 cidades-sede de produções nacionais e internacionais que abordem o futebol. A entrada será franca. “Queremos estimular a produção de filmes sobre o tema e difundir os que já existem. É um prazer ver as pessoas assistindo ao futebol na telona”, disse o diretor do Cinefoot, Antônio Leal.

Arte em alta tecnologia

Para os amantes da fotografia, o projeto Diálogos Urbanos promete um show de alta tecnologia nas cidades que vão receber jogos do Mundial. Salas em formato de bola de futebol serão montadas para abrigar exposições interativas, com obras que mesclam o talento de artistas de todo o país.


“Vai ser uma colcha de imagens. Um artista vai intervir no trabalho do outro e o resultado poderá ser visto em exposições interativas e totalmente tecnológicas”, explicou Fernanda Terra, idealizadora do projeto.


Atravessando o atlântico

A ideia do aventureiro Ângelo Corso é repetir o feito do navegador Amyr Klink ao atravessar o Oceano Atlântico a remo. O desafio completará 30 anos em 2014 e Corso pretende fazer novamente o percurso, saindo da África do Sul – sede da última Copa – com  previsão de chegada a Salvador nas vésperas do Mundial.

Segundo ele, Roberto Keller, gerente do projeto de travessia, a aprovação no Plano de Promoção é mais um impulso para fazer do sonho algo real. “É um estímulo para quem vive e ama o esporte. Com a chancela, fica mais fácil buscar os patrocínios”, disse.

REFERÊNCIAS

3 comentários:

  1. Seria interessante um PLANO DE PROMOÇÃO DO SUL DE MINAS PARA A COPA 2014! Daniel Loureiro

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    1. Certamente! E os 4 prefeitos eleitos (Três Corações, Lambari, Caxambu, São Lourenço) se tiverem visão, se souberem o quanto a Copa 2014 pode trazer de retorno e de forma definitiva para suas respectivas cidades já estão providenciando isto de forma profissional e eficiente. Fábio Vieira

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  2. PRECISAMOS DE UM PLANO DE PROMOÇÃO DO SUL DE MINAS PARA A COPA! UM PLANO DE PROMOÇÃO DE TRÊS CORAÇÕES PARA A COPA!UM PLANO DE PROMOÇÃO DE LAMBARI PARA A COPA!UM PLANO DE PROMOÇÃO DE CAXAMBU PARA A COPA!UM PLANO DE PROMOÇÃO DE SÃO LOURENÇO CORAÇÕES PARA A COPA! PRECISAMOS DE UM PLANO DE PROMOÇÃO DO SUL DE MINAS PARA A COPA! Gustavo Lima são Lourenço

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